Translate

A pessoa certa, será a pessoa certa de Deus para minha vida?


Como saber se é a pessoa certa de Deus para minha vida?



Meus queridos, a dúvida é muito pertinente! Nós precisamos ficar bem atentos, pois uma má escolha trará 
graves consequências por toda vida. 

O nosso coração é enganoso, e as emoções são os principais fatores que influenciam nossas escolhas.

A Bíblia não se refere a como achar a pessoa “certa” para o casamento, nem dá instruções muito específicas sobre isso. Mas, em uma coisa a Palavra de Deus é enfática: que não devemos entrar em jugo desigual com os incrédulos. 
 (2 Coríntios 6.14-15), e isso é verdade principalmente no casamento. 

Mas, lembre-se: não é só porque a pessoa é frequentador de uma igreja que ele atende esse requisito fundamental. Para estar sobre o mesmo jugo é necessário que o TEMOR e a OBEDIÊNCIA a DEUS sejam o principal fator em comum entre vocês. 

Dessa forma, para sabermos se é a pessoa CERTA de Deus para nós, temos que  primeiramente avaliar se está de acordo com o fator principal, o qual acabamos de citar.

Ah, mas porque Deus não nos deixa mais claro então as características da pessoa que devemos escolher para casar? Isso é óbvio! Ele não precisa dizer mais nada à respeito, uma vez que deixa claro o principal: se ambos são Cristãos, se são realmente comprometidos com a Palavra de DEUS e obedecem a JESUS, o seu casamento já possui os ingredientes básicos para sucesso. Só em haver essa compatibilidade de fé que um será benção na vida do outro.

Observação: ao dizer que essa compatibilidade de fé deve ser a prioridade na análise, não estou querendo restringir essa questão ao fato de que ambos devem fazer parte da MESMA igreja ou denominação, embora isso também deva ser levado em consideração. Neste caso, o bom senso deve imperar em escolhas assim tão delicadas.

Passou dessa fase? Há compatibilidade de fé? Ótimo! Se há compatibilidade de fé, agora é hora de pular para a outra fase! 

Observe: só isso não é o suficiente! Pouco adianta a pessoa SÓ TER COMPATIBILIDADE DE FÉ! É necessário mais do que isso. Então, você já percebeu que é a pessoa de Deus, agora para saber se é a pessoa certa é muito, muito, muito simples (risos). Vou ser enfático, breve e o mais claro possível. 
Me acompanhe, pois citarei os pontos mais importantes, ok?

STOP! Alguns pontos precisam ser bem observados para saber se é a pessoa certa!
Como diria alguém, vamos por partes (risos):

1º) Em primeiro lugar, a idade:

Você precisa ter idade para se relacionar com alguém. Um namoro precoce provavelmente não provém de Deus. Claro, que para toda regra há exceções. Mas, não justifica você começar a namorar com 14 ou 15 anos se não tem a menor pretensão ou condição de se casar nos próximos anos. Um relacionamento longo e na hora errada pode ser desgastante e desnecessário.

Ambos devem ter um bom nível de maturidade. Então, pode ser tempo de investir em coisas mais importantes do que simplesmente querer “arrumar um(a) namorado(a)”. Lembre-se que você tem um longo caminho pela frente. Se está entrando na faculdade ainda terá no mínimo 5 anos para se formar. Não me canso de repetir: A coisa certa no tempo errado, é a coisa errada!

2º) Companhia aprazível:

Você saberá se é a pessoa certa se você GOSTAR , se AGRADAR da pessoa e de estar ao seu lado, afinal vocês irão ficar muito tempo juntos depois, né (heheh)! Uma pessoa que não desperta o nosso interesse, não vem de Deus! Deus nunca vai mandar alguém que não te agrada fisicamente. Não estou dizendo que a pessoa tem que ser bela, mas você irá achá-la muito bela! A vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável também na área amorosa!

3º) Compatibilidade pessoal:

A pessoa certa é aquela (ou aquele) que tem: as QUALIDADES QUE VOCÊ DESEJA e os DEFEITOS QUE VOCÊ SUPORTA! Entendeu? (Essa frase é de Sarah Sheeva, devidamente kibada… risos)

4º) Correspondência emocional:

Você saberá se é a pessoa certa se você for CORRESPONDIDO! Sim, não há possibilidades de ser a pessoa que Deus tem para você se o interesse não é comum a ambos, a menos que demore um tempo até o rapaz conquistar a moça. Mas, é impossível ser a pessoa certa se o amor não for correspondido! E você já deve ter passado dessa fase de amor platônico, não correspondido, não é verdade?

5º) Existe paz em seu coração:

A PAZ de Deus deve ser sempre o nosso guia. Deus não é Deus de confusão, mas de paz em todas as igrejas dos santos (1 Coríntios 14.33). A benção de Deus não vem pela “metade”, o milagre não vem pela “metade”. A benção de Deus é completa e não acrescenta consigo dores, ansiedade, medo, insegurança, incerteza… sendo assim, tudo aquilo que rouba a sua paz não provém de Deus!

6º) Iniciativa masculina:

A iniciativa de querer relacionar-se com a moça deve partir do homem. Hoje em dia é “comum” uma moça querer iniciar um namoro. Mas isso fere o princípio bíblico (homem cabeça, mulher submissa). O mundo está invertendo os valores!  Mesmo num namoro, o rapaz é o líder, é ele quem deve iniciar, é ele quem deve pedir à moça em namoro. Inverter os papéis no namoro trará confusão no futuro e a possibilidade de muita dor de cabeça desnecessária.

 7ª) Teste da amizade.:

Antes de iniciar o namoro, inicia-se uma amizade: Pensa comigo, se o cara não serve para ser seu amigo, como vai ser seu namorado? Se não serve pra ser amigo, não serve para ser namorado e consequentemente… não serve pra ser marido! Então, para que ficar perdendo tempo com ele? Simples assim.

8º) O respeito:

Tenho visto mulheres que se submetem a cada mau tratamento dos rapazes que fico impressionado e assustado! Meninas, acordem!!! Se o cara não te respeita no namoro, você não precisa esperar para saber como ele será no casamento! Depois, não vá reclamar hein?

9º) Há aprovação dos pais:

Se os pais forem contra, é sinal vermelho! Ambos os pais dos pretendentes devem estar de acordo com o namoro. Os pais são autoridades espirituais em nossa vida, cuja responsabilidade lhes foi conferida por Deus. Além disso, eles enxergam lá na frente, veem coisas que não vemos e já passaram por coisas que não querem que passemos. Então, é melhor obedecer!

Pessoal, é isso. Espero sinceramente ter esclarecido algumas coisas a respeito do assunto. E acredito que o grande perigo é se deixar enganar pelas emoções do coração. Quanto ao mais, se mantivermos nossa vida no Altar de Deus e obedecermos a Sua Palavra, certamente, no momento certo, saberemos que é a pessoa certa de Deus para nós!

Reflita:  Não procure a pessoa certa, seja você a pessoa certa!  #fica_a_dica!

Que Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...